No dimensionamento da área destinada ao serviço dos clientes calcule o número de lugares à razão de, no mínimo, 0,75 m2 por cliente sentado e de 0,50 m2 por cliente em pé. Procure dispor as mesas de forma a facilitar a circulação.
Como já foi referido, quando a sala de refeições se situar em andar diferente da cozinha, é obrigatório a instalação de um monta-pratos.
Nas salas de maior dimensão poderá também prever um armário de apoio (louceiro) para resguardar as louças, talheres, panos, guardanapos, entre outros. Poderão ainda existir expositores frigoríficos destinados a guardar o couvert e as sobremesas.
Se a sala não tiver vãos que permitam a abertura de janelas será sempre exigido a colocação de um sistema mecânico de renovação do ar. É também cada vez mais importante a instalação de um sistema de climatização. A sala beneficiará de maior conforto térmico (mantendo a temperatura aproximadamente a 23º C) e de melhor qualidade do ar interior.
- Afixar dísticos de sinalização em locais visível;
- Separar fisicamente esta secção das restantes instalações, ou dispor de dispositivo de ventilação autónomo, que evite que o fumo se espalhe às áreas contíguas;
- Garantir a ventilação directa para o exterior través de sistema de extracção de ar que proteja dos efeitos o fumo os trabalhadores e os clientes não fumadores.