higiene manipuladores alimentos

 

Powered by Spearhead Software Labs Joomla Facebook Like Button

Em relação a outras actividades profissionais, o trabalho no ramo alimentar reveste-se de maior importância na medida em que essa prática poderá condicionar a saúde de quem vier a consumir aqueles géneros alimentícios. A primeira regra essencial será incutir aos manipuladores de alimentos, enquanto profissionais, esse grau de responsabilidade acrescido, através de rotinas saudáveis de limpeza do corpo e das roupas. Todas as pessoas em contacto com os alimentos devem entender a higiene como uma forma de proteger a sua saúde e a dos consumidores.


O ambiente da empresa tende a ser seguido pelos funcionários. Geralmente instalações limpas incentivam a práticas de limpeza por parte de todos os que nelas trabalham. As regras de higiene pessoal e alimentar devem estar perfeitamente definidas pelo proprietário ou responsável e dadas a conhecer a todos os colaboradores. Devem estar expostas em locais estratégicos do estabelecimento (cozinha, copas, instalações sanitárias e junto aos lavatórios.


O proprietário ou responsável pelo estabelecimento deverá dar o exemplo, sendo o primeiro a praticar e a cumprir as regras de higiene definidas.

Topo