Powered by Spearhead Software Labs Joomla Facebook Like Button

colheres de pau

 

Pode utilizar-se bancadas de madeira na cozinha de um restaurante?

É proibido o uso de colheres de pau?


Não há na legislação uma proibição directa e taxativa em relação à utilização de equipamentos e utensílios em madeira na restauração e bebidas. No entanto, as superfícies das zonas em que os géneros alimentícios são manuseados, nomeadamente as que entram em contacto directo com os alimentos, devem poder ser facilmente limpas e, sempre que necessário, desinfectadas. Para o efeito deverão ser utilizados materiais lisos, laváveis, impermeáveis e resistentes à corrosão.

Ora os materiais em madeira são, na sua maioria, porosos, absorventes e com maior propensão ao desenvolvimentos de microrganismos. Assim sendo, é de todo inconveniente, ou mesmo proibido (dependendo da interpretação), a utilização de equipamentos (ex: bancadas de trabalho) e utensílios (ex: colher de pau) em contacto com os géneros alimentícios.

Os talheres de madeira são também menos resistentes e deterioram-se mais facilmente, criam fissuras que são bons refúgios para as bactérias, originam o desprendimento de lascas que podem misturar-se com os alimentos. Pelas razões atrás descritas opte por talheres feitos com materiais como o aço inoxidável, acrílico, silicone ou plástico.

Este facto não invalida que se utilize madeiras nos estabelecimentos (ex: balcões expositores, cadeiras, mesas, lambris das salas de refeições, prateleiras com produtos embalados), com a salvaguarda de que nas zonas onde se empregue este material não haja contacto com alimentos.